Como fazer a Oração Carmelita?

A oração carmelita, ou método teresiano de oração (referente à Santa Teresa D'Ávila), é uma prática estreitamente vinculada ao misticismo cristão na Via Cardíaca, pois vivifica a prática da oração não com excesso de palavras ou gestos elaborados, mas com o aprofundamento de nosso coração. Este método possui muita semelhança com a Lectio Divina, sendo uma versão mais avançada desta.
De fato Santa Teresa D'Ávila praticava este exercício espiritual constantemente, prezando o íntimo diálogo com Deus, diálogo este que vem do mais profundo de nossa alma. Para isso, é necessário despertar nossos sentidos para Deus através dos passos deste exercício.

"Vocês pensam que Deus não fala, porque não se ouve a Sua voz? Quando é o coração que reza, Ele responde." – Santa Teresa D'Ávila

1- Preparação

Antes de tudo, devemos nos preparar, evitar tudo o que pode nos desconcentrar e criar um ambiente favorável para a meditação. O outro passo da preparação consiste em procurar uma posição favorável e nos desligar de todos os maus pensamentos, deixando a alma aberta para a ação de Deus em nós.

2- Colocar-se na presença de Deus

Invocar Deus, pedindo o seu perdão divino, confessando nossas faltas e pedindo para que nos ilumine nesta meditação, dirigindo a Ele bons pensamentos e entrando com sintonia com Ele. Antes de qualquer prática espiritual devemos pedir perdão com sinceridade, só assim estaremos de coração puro e preparados para receber a luz divina.

3- Leitura

Para prosseguir, é necessário dar continuidade à uma leitura, que pode ser dos Evangelhos ou de qualquer livro de valor espiritual, como alguma obra carmelita. Devemos ler atentamente um capítulo ou uma parte, reler, se for preciso. A leitura, sobretudo dos Evangelhos, auxilia na meditação e na concentração na figura de Cristo.

4- Meditação

Depois de ler, devemos refletir nas palavras que lemos, aprofundarmos no valor dessas palavras. A leitura nos fornece uma alegoria, um arquétipo que deve adentrar nossos pensamentos e penetrar em nossa alma. Fechemos nossos olhos, assim, pensamos e sentimos o que nos foi instruído. Deixemos o pensamento livre para abrir nossos sentidos e nos guiar para Cristo.

5- Conversa com Deus

Esta é a parte que Santa Teresa tanto praticava. Consiste em um diálogo íntimo entre nós, no mais puro de nossa alma, e Deus. Assim, entregamos todos os nossos sentimentos, nossas esperanças, nossos desejos, nossos receios e tudo o que passa em nosso coração. Não devemos ter pressa, mas sim aproveitar cada momento diante de Deus, contemplando sua grandeza, a fonte de onde tudo é emanado.

6- Agradecer a Deus

Agradecer a Deus pela oportunidade de meditar e de estar em sua presença divina, usando nossas próprias palavras ou orações conhecidas, ou ambas. Após o término, devemos zelar para que este exercício dê resultado, nos lembrando sempre das promessas que fizemos a Deus e nos tornando mais humildes, serenos e pacientes. Não praticamos a fé por mero capricho, mas sim para nos aproximar de Deus e para causar uma grande mudança em nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário