Como rezar o Rosário Anglicano?

O Rosário Anglicano foi criado pelos anglicanos dos EUA na década de 80, como uma forma de meditação para o estudo da Bíblia, mas acabou se popularizando por todo o anglicanismo.
Este rosário não é um sacramental, mas apenas um objeto de meditação que pode ter suas orações variadas e formuladas pelo orante se assim desejar, mas sua forma é muito simbólica.
O rosário anglicano, em seu círculo, apresenta uma forma de cruz, tendo quatro contas grandes (chamadas de cruciformes) formando uma cruz e sete contas pequenas no intervalo de cada cruz. Quatro são os braços da Cruz de Cristo, quatro simboliza os quatro evangelhos, os quatro elementos e as quatro virtudes cardeais. Quatro também é o número se semanas que formam um mês completo.
O conjunto de cada sete contas pequenas se chama semanas (porque são sete), as quatro semanas formam um mês ou uma fase lunar. Sete é um número extremamente simbólico, aparecendo diversas vezes na Bíblia. Simboliza os sete Espíritos de Deus, as sete virtudes celestiais, sete dons do Espírito Santo, etc.
Além disso, ainda tem uma conta antes da Cruz, chamada de conta invitatória. No total são 33 contas, número de anos que Jesus viveu materialmente entre nós. Não é preciso, contudo, se limitar à quantidade de contas, podendo recomeçar o rosário por mais vezes a partir da última cruciforme conforme estiver inspirado. Ao finalizar, basta alcançar a conta invitatória novamente para recitá-la.

Há diversas formas de orar com o rosário anglicano, que pode ser adaptado sempre. Aqui mostraremos uma forma:

1- Segurando a Cruz: Pai Nosso.

2- Conta invitatória: "Senhor, tende piedade de mim; Cristo, tende piedade de mim; Senhor, tende piedade de mim."

3- Contas cruciformes: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém"

4- Semanas: Jesus, "manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso."

2- Conta invitatória para terminar: "Vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre. Amém."

Conheça AQUI uma outra forma de se meditar este rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário