A Medalha de São Bento

Bento da Nórcia (480-547) é considerado o pai da regra monástica, sendo o primeiro a redigir uma regra de forte disciplina monástica em meio ao caos do declínio do Império Romano do Ocidente. Seu legado é a Ordem Beneditina, que influenciou diversas outras ordens e passou por sucessivas modificações ao passo de que não se seguia devidamente as duras regras de São Bento nem nos mosteiros que estavam sob sua regra. A Regra Beneditina exige uma severa disciplina que poucos são capazes de prosseguir, mas é importante lembrar que ninguém nasce perfeito, tudo se constrói com paciência e perseverança, o trabalho sobre nós mesmos deve ser constante para atingir a perfeição monástica e, então, a perfeição divina.
O que caracteriza São Bento, além de sua austeridade monástica, é o Sinal da Cruz, tendo feito diversas vezes e alastrando diversos mitos envolvendo tentativas de assassiná-lo e infortúnios do próprio Diabo, no qual o Santo se livrou fazendo o Sinal da Cruz, além de se manter sempre vigilante e diligente. Suas palavras de poder, em latim, compõe parte do ritual de exorcismo da Igreja Católica e a famosa Cruz de São Bento, cunhada em suas medalhas.
Em 1647 em Nattremberg, na Baviera, foi encontrado a Cruz de São Bento entalhadas nas paredes da abadia de São Miguel em Metten, após umas bruxas condenadas supostamente confessarem não conseguir realizar feitiçarias onde esteja tal cruz. Sua fórmula de exorcismo (CSSML...), contudo, é bem anterior, tendo sido encontrado em manuscristos do século XV, associados a São Bento.

A Medalha

A medalha como é conhecida hoje (escrito PAX no topo) foi cunhada em 1880, homenageando o 14° centenário do nascimento de Bento. Contudo, a medalha com a cruz já estava em pleno uso já no século XVII e há registros dela ainda em séculos anteriores. A Cruz de São Bento, presente na medalha, começa com as iniciais CS acima e PB embaixo, significando "Crux Sancti Patris Benedicti" (Cruz Santa do Padre Bento).

A seguir, vem as inscrições da cruz:
CSSML: "Crux Sacra Sit Mihi Lux" (A Cruz Sagrada seja minha Luz)
NDSMD: "Non Draco Sit Mihi Dux" (Não seja o dragão meu guia)

A seguir, vem as inscrições que circulam a cruz:
VRS: "Vade retro, satana!" (Retira-te, Satanás!)
NSMV: "Nunquam Suade Mihi Vana" (Nunca me aconselhes tuas vaidades)
SMQL: "Sunt Mala Quae Libas" (É má a bebida que me ofereces)
IVB: "Ipse Venena Bibas" (Bebe tu mesmo o teu veneno)

No verso da medalha pode ser visto a imagem de São Bento com seus símbolos conhecidos: A cruz na mão direita, sinal no qual ele muito fez uso e realizou maravilhas; o livro da sua regra na mão esquerda, representando seu caminho de rigor e obediência. O cálice representa o cálice de vinho envenenado que para ele ofereceram, mas bastou o santo fazer o sinal da cruz que o cálice partiu. O corvo representa o corvo que levou o pão envenenado das mãos do santo antes que ele pudesse comê-lo.
Circundando a medalha, pode ser lido "Eius in obitu nostro praesentia muniamur" (Sejamos protegidos pela sua presença na hora de nossa morte).

A Cruz de São Bento como ritual de banimento

A fórmula presente na medalha pode servir como um sinal da cruz próprio, fazendo o sinal da cruz conforme as evocações da medalha e banindo as más influências nos quatro cantos à sua volta:

Com os dedos indicador, médio e polegar da mão direita estendidos e unidos, tocar a testa e dizer: "Crux Sacra"
A seguir, tocar a base do abdômen e dizer: "Sit mihi lux"
Depois, tocar o ombro direito e dizer: "Non Draco"
E então tocar o ombro esquerdo e dizer: "Sit mihi dux"

Depois deve-se virar para a direita, fazer o sinal da cruz no ar a sua frente e dizer: "Vade retro, satana!"
A seguir, virar novamente em sentido horário e dizer enquanto traça a cruz no ar: "Nunquam Suade Mihi Vana"
A seguir, o mesmo processo e dizer: "Sunt Mala Quae Libas"
Em seguida, o mesmo processo, desta vez retornando à posição de origem, e dizer: "Ipse Venena Bibas"
Termina-se colocando ambas as mãos sobre o coração

A seguir, na posição original, refazer a cruz sobre si, mas desta vez dizendo:
Da testa à barriga: "In nomine Patris"
Ombro direito: "et Filii "
Ombro esquerdo: "et Spiritus Sancti"
Dizer "Amen" enquanto coloca ambas as mãos sobre o coração. Concomitantemente, visualiza-se o manto negro dos beneditinos envolvendo o seu corpo, te protegendo de todo o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário