Como rezar a Oração do Coração?

"Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim pecador"

Desde os monges do deserto até hoje entre os cristãos ortodoxos se pratica a Oração do Coração, um mantra de muito poder que vivifica a Via Cardíaca. É recitado principalmente na reza do Komboskini (ou Chotki), um cordão de orações com vários nós usado na ortodoxia. O seu uso com o komboskini foi criado para substituir a leitura dos salmos pelos monges analfabetos do Egito e também como um recurso para a meditação. Com o passar dos séculos, seu uso foi preservado e aprimorado pela tradição hesicasta. Sua prática é importante para alcançar a Theosis.
Theosis é um processo de divinização em que o fiel passa ao manter-se vigilante às disciplinas e práticas espirituais, trata-se de um estado de verdadeira contemplação e paz interior. A meditação com a Oração do Coração é uma das mais importantes práticas do misticismo cristão que nos leva a este estado, fazendo arder o Verbo Divino latente em nosso coração.
A Oração do Coração é o cerne da vida hesicasta, pois está vinculado às palavras de Paulo de orar incessantemente.

A meditação com o komboskini é uma prática individual, não havendo rezas em grupo, como no terço católico. Diferente do terço, no komboskini não é aconselhado fazer pedidos ou direcioná-lo a algum santo, mas simplesmente entregar-se para a graça divina, escutar o Cristo em seu interior.
A Oração do Coração (Kyrie Eleison) deve ser entoado ou mentalizado ao passar por todos os nós do komboskini. Os nós costumam ser divididos em conjuntos, e para cada divisória se faz uma reverência à Mãe Celestial. É tradição meditar perante um ícone de Jesus ou da Theotokos (Mãe de Deus), a fim de melhor visualizar e direcionar as preces.

A Oração

Para dar início à oração é preciso fazer o sinal da cruz. Aliás, para toda oração e prática deve-se fazer o sinal da cruz no início e no fim.

Depois, segurando a cruz, deve-se dizer três vezes: "Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tem piedade de nós."
Depois, dizer: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo agora e sempre por todos os séculos dos séculos, amém."

A seguir vem os nós e os separadores...
Para cada nó: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim pecador."
Para cada separador: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo por todos os séculos dos séculos." e/ou "Santa Mãe de Deus, intercede por mim."

A meditação não precisa se limitar à quantidade de nós do komboskini. Se o komboskini tem 100 nós e o orante se sentir tocado em orar mais, pode dar mais uma volta e perfazer 200 orações.

Esta prática deve proporcionar mudanças em quem pratica, não deve ser repetido a oração de forma mecânica, mas sim absorvê-la em seu coração. Alguns mestres hesicastas do Monte Athos recomendavam que se recitasse (mentalmente) a oração concomitante com sua respiração: deve-se inspirar enquanto recita "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus" e deve-se expirar ao recitar "tende piedade de mim, pecador".

O Cordão de Orações

Tradicionalmente, o komboskini é feito de lã preta e possui uma cruz na extremidade com o mesmo material, terminando com uma franja. Os nós são feitos de modo com que se assemelhem com pequenas cruzes. Contudo não é um amuleto, mas sim apenas um instrumento de meditação. É tradição ter 100 nós, mas também é comum ter 300, 72, 50 ou 33 nós.

Se na sua cidade não tem uma igreja ortodoxa que proporcione o komboskini, não é preciso esperá-lo cair do céu para começar a praticar. Podemos fazer nós mesmos um cordão de orações simples com 33 nós para realizar a Oração do Coração:
Use miçangas, sementes, ou nós mesmo, de modo que haja três conjuntos de 11 contas cada. Entre cada conjunto, coloque uma miçanga maior ou semente isolada como separador. Não se esqueça de colocar uma cruz para marcar o início e o fim das orações.

7 comentários:

  1. Gostaria de adquirir um Chotki igual a esse, como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo o trabalho da @atelie_nhh e da cordolário no Instagram. na cordolário tem como até mesmo customizar o seu!
      o do atelie é mais tradicional mesmo mas o trabalho dela é incrível!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão enorme, aprendi bastante com a leitura do texto...

    ResponderExcluir
  4. alguem sabe onde encontro um altar ortodoxo para usar em casa ou icones?

    ResponderExcluir